A GNA - Gás Natural Açu é uma joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás.

Estamos construindo o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, localizado no Porto do Açu (RJ), um dos principais complexos portuários do Brasil, que oferece uma série de soluções logísticas para o mercado de óleo e gás brasileiro.

O projeto, em sua fase atual, compreende a implantação de duas usinas termelétricas de ciclo combinado movidas a gás natural (UTE GNA I e UTE GNA II), com capacidade de gerar 3.000 MW de energia firme para o Brasil. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além disso, o projeto contempla a implantação de um terminal de regaseificação de GNL com capacidade de 21 milhões de m3/dia.

Em uma segunda fase, a GNA planeja expandir o seu parque termelétrico, além de criar as condições de contorno necessárias para atração e monetização do gás doméstico offshore, sobretudo do pré-sal, para o Porto do Açu.

Como âncora desta expansão, vale destacar que a GNA possui licença para dobrar a produção de energia, podendo chegar a 6,4 GW de capacidade instalada, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.

Todos esses projetos fazem parte do Açu Gás Hub, um conjunto de soluções de infraestrutura privada, que permitirá o suprimento de gás natural e eletricidade para o mercado brasileiro.

A GNA está fortemente comprometida com a Sustentabilidade. Todas as ações da empresa são pautadas na ética, responsabilidade socioambiental, segurança e no desenvolvimento local. Durante a fase de construção das duas termelétricas serão gerados, aproximadamente, 4,5 mil empregos diretos e em torno de 9 mil indiretos, com priorização de mão de obra local.

Com geração de empregos, dinamização da economia e seguindo altos padrões internacionais de sustentabilidade, a GNA contribui para a expansão do mercado de gás e energia e para o desenvolvimento econômico não só da região Norte Fluminense, mas do Estado do Rio de Janeiro e de todo o País.

Conheça nosso empreendimento.