A GNA possui forte compromisso com a responsabilidade socioambiental.

A companhia atende às exigências do licenciamento ambiental e de órgãos financiadores, como a IFC (International Financial Corporation), membro do Grupo Banco Mundial.

Para reforçar o comprometimento com a proteção e gestão sustentável dos recursos naturais, a GNA desenvolve e implementa programas de monitoramento do ecossistema, como:

Monitoramento da Qualidade do Ar

O monitoramento da qualidade do ar tem como objetivo promover o acompanhamento dos níveis de poluentes presentes na atmosfera. A fim de ampliar o monitoramento da qualidade do ar na região, a GNA irá instalar duas estações de monitoramento da qualidade do ar nas áreas de influência direta do empreendimento. Quando instaladas as estações, as amostragens estarão disponíveis para consulta pública no site do Inea.

Confira o infográfico

Resgate de Fauna e Flora

Durante a fase de supressão vegetal, a GNA se comprometeu a realizar o manejo de fauna e flora na região onde as termelétricas estão sendo construídas. Com o apoio de uma equipe de biólogos, veterinários e técnicos, cerca de 2.300 animais silvestres foram resgatados e soltos em áreas seguras. A medida teve como objetivo minimizar os riscos de acidentes ou mortes desses animais. As espécies de flora resgatadas na região foram destinadas à RPPN Caruara, maior unidade de conservação privada do país, que tem como objetivo proteger o ecossistema de restinga.

Clique no link abaixo e veja um infográfico sobre o resultado desse trabalho.

Confira o infográfico

Gerenciamento Ambiental das Obras

A fim de mitigar o impacto ambiental na região, a GNA estabeleceu 14 ações de gerenciamento que devem ser observadas durante toda a execução das obras.

Essas ações levam em consideração todos os envolvidos com o projeto, como contratantes, colaboradores e comunidades, e abordam desde a conformidade com aspectos legais até a conscientização do cuidado com a saúde, a segurança e com o meio ambiente.

Nesse sentido, são estabelecidas medidas gerenciais que visam à preservação da fauna e flora, proteção da terra, redução de emissões sonoras e vibração, bem como minimização das emissões atmosféricas, adequação do local de trabalho, sistema de coleta e descarte de resíduos, entre outros.

Além disso, a ação de treinamento ambiental estimula a sensibilização do trabalhador sobre a importância das questões relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho e a preservação ambiental. Esses colaboradores são ainda orientados a execução diária de ações ambientalmente corretas.